FuraAedes é um aplicativo Android desenvolvido pela FuradeiraSoftware que tem a missão ajudar a eliminar os casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti em determinado local.
Com ele é possível mapear as ameaças de criadouros ou focos do mosquito ao seu redor (ralos, recipiente da geladeira, calhas, pratinho de planta, vasos, etc). Uma vez com as ameaças mapeadas, é possível agir para resolvê-las (limpar com bucha, vedar, aplicar produto químico).
Durante o cadastro das ameaças o aplicativo exige detalhes que serão utilizados em sua análise. De acordo com as características da ameaça e as ações que foram tomadas, o aplicativo pode ou não emitir notificações alertando sobre o estágio ou sobre ações necessárias em determinada ameaça.
Também é possível cadastrar casos de doenças e mapear os locais onde possivelmente a fêmea do mosquito Aedes Aegypti contaminou o usuário.
Em pleno desenvolvimento, o aplicativo caminha para obter funcionalidades de integração social.
Está disponível na Google Play em:
A tela principal permite acesso às principais funcionalidades do aplicativo através dos menus ou dos cards disponibilizados.
O elemento mais visível na tela é o cartão de Perfil. O Perfil define o modo com que o usuário irá interagir com o FuraAedes. Nas versões iniciais, as opções são: 'Agente' e 'Vítima'. Como 'Agente', o usuário pode registrar ameaças e ações para resolvê-las. Como 'Vítima', o usuário pode registrar casos de doenças contraídas por transmissão via picada do mosquito Aedes Aegypti. É possível alternar entre um perfil e outro clicando na ação 'TROCAR' que está no cartão de perfil.
Um segundo cartão apresenta estatísticas dos dados registrados e permite acesso aos registros de doenças / ameaças ou visualização no mapa.
O botão de ação principal da tela varia de acordo com o perfil selecionado. Se o perfil selecionado for 'Agente', o botão de ação principal permitirá a inclusão de novo registro de ameaça. Se o perfil selecionado for 'Vítima', o botão de ação principal permitirá a inclusão de novo registro de doença.
Em destaque, no menu, é possível acessar as mensagens de alertas geradas pelo analisador do aplicativo. Também é possível acessar funcionalidades para compartilhamento do aplicativo bem como obter informações sobre seu desenvolvimento.
Uma vez com o perfil de 'Agente', é possível acessar essa tela através da ação 'VISUALIZAR' que está no cartão de estatísticas da tela principal.
A tela de registros de ameaça exibe os diversos registros de ameaça salvos no aplicativo. Um registro de ameaça é uma ameaça identificada pelo usuário num determinado momento e local. Como 'Agente', o FuraAedes permite que o usuário realize tal registro através do botão de ação principal na tela principal do aplicativo. O botão de ação principal dessa tela permite a adição de novo registro de ameaça.
Ao fazer o registro de ameaça, o usuário deve informar dados importantes para o analisador de ameaças do aplicativo. Dados como: qual é a ameaça (ralo, calha, piscina, recipiente da geladeira, etc), qual o tipo da ameaça (pontual ou periódica), qual o estágio da ameaça (água parada, ovos, larvas, pupas, mosquitos), qual o domínio da ameaça (usuário, terceiro, governo), qual a data do registro, a localização dentre outros são essenciais para que o aplicativo seja capaz de emitir os alertas adequadamente.
Muitos dos dados informados ao se adicionar a ameaça aparecem na tela de registros de ameaças através de elementos gráficos. Um clique nessas imagens exibe uma breve descrição. A tela permite uma visão sucinta de todas as ameaças que foram registradas pelo usuário.
Em cada cartão de registro de ameaça há um botão de 'AÇÕES' que permite acesso à tela de registro de ações para determinada ameaça.
Se uma observação foi cadastrada para a ameaça um botão de 'OBSERVAÇÃO' deve estar disponível no cartão da ameaça.
Ameaças que foram resolvidas permitem a visualização das ações que foram tomadas através do botão 'VISUALIZAR'.
O FuraAedes incentiva o usuário a tomar uma ação frente a uma ameaça identificada. Após efetuar o registro de uma ameaça é possível agir sobre ela para resolvê-la. A tela de registros de ação permite que o usuário registre as ações que foram tomadas para resolver determinada ameaça. O botão de ação principal dessa tela permite a adição de nova ação para resolver a ameaça. A ameaça a ser resolvida aparece no cartão no canto superior da tela.
Uma vez na tela principal do aplicativo com o perfil de 'Agente', é possível acessar a tela de resgistros de ameaça através do botão 'VISUALIZAR' do cartão de estatísticas. É possível escolher um registro de ameaça que ainda não está resolvido e pressionar o botão 'AÇÕES' para acessar a tela de resgistros de ação.
Diversas ações podem ser tomadas para resolver um registro de ameaça. Dentre elas temos limpar com bucha, vedar, aplicar produto químico, usar repelente como exemplo. O usuário pode registrar as ações que foram tomadas para resolver determinada ameaça. Muitas vezes múltiplas ações são necessárias. A tela permite a inserção de todas, especificando o momento em que cada uma foi tomada.
Após o registro de todas as ações necessárias para resolver determinada ameaça, é possível resolver a ameaça pressionando o botão 'RESOLVER'. Ao fazer isso, não será mais possível inserir ações para determinado registro de ameaça. O FuraAedes considerará que tal registro de ameaça foi resolvido e não mais apresenta riscos ao usuário. Seu analisador considerará a reincidência da ameaça caso ela seja periódica. Nesse caso, ele considera o tempo de checagem da ameaça e recria a ameaça se necessário.
Esse é um importante conceito do FuraAedes. Uma ameaça periódica só é considerada resolvida em determinado ciclo. Passado o tempo de checagem, o FuraAedes cria um novo registro para aquela ameaça e as ações precisarão ser tomadas novamente. Pense na calha de sua casa, por exemplo. É preciso checá-la de 3 em 3 meses. Quando uma checagem é feita e ações são tomadas para resolvê-la, a ameaça está resolvida para o ciclo atual. Daqui a 3 meses, a ameaça precisa ser checada novamente e as ações também precisam ser tomadas novamente se necessário.
A tela de registros de doenças foi pensada para o usuário do FuraAedes que já contraiu uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Ela pode ser acessada através da tela principal, trocando o perfil de 'Agente' para 'Vítima'. Assim que a troca de perfil é feita, o botão de ação principal torna-se um botão para inserir novo registro de doença e a ação 'VISUALIZAR' no cartão de estatísticas dá acesso à tela de registros de doenças.
Essa tela exibe todos os casos de doenças que foram registrados pelo usuário. As doenças podem ser Dengue (D), Dengue 1 (D1), Dengue 2 (D2), Dengue 3 (D3), Dengue 4 (D4), Zika (Z), Chikungunya (C), Febre Amarela (FA). O usuário pode registrar casos confirmados da doença e também apenas suspeitas.
A data de contaminação é a provável data em que o mosquito picou o usuário e transmitiu a doença.
O botão de ação principal dessa tela permite adição de novo registro de doença.
A tela de mensagens de ameaça pode ser acessada através da tela principal, pressionando o ícone de mensagem no menu superior do aplicativo.
Essa tela exibe os tipos de mensagem de ameaça que são gerados pelo analisador do FuraAedes, considerando os registros de ameaça feitos pelo usuário no aplicativo. Os tipos de mensagem de ameaça são:
Novos focos do Aedes Aegypti: são as mensagens de nível mais crítico do aplicativo. Quando o analisador gera tais mensagens, significa que muito provavelmente uma dos registros de ameaça já se tornou um foco do mosquito. Um foco do mosquito ocorre quando o mosquito nasce em determinado criadouro. Todo o cuidado é pouco pois fêmeas do Aedes Aegypti contaminadas podem transmitir as temidas doenças e nos levar à morte.
Mudanças no estágio das ameaças: são mensagens geradas pelo analisador do aplicativo sempre que a probabilidade de mudança de estágio de determinada ameaça alcançou o nível máximo. Deve ocorrer em ameaças que mudaram seu estágio de ovos para larvas, de larvas para pupas e de pupas para mosquitos. Essas mensagens são as de segunda maior importância no aplicativo. O usuário deve checar os registros de ameaça, especialmente aqueles que estão indicando mudança de estágio porque nenhuma ação foi tomada para resolvê-los.
Mudança ciclos de ameaça: essas mensagens são referentes apenas ao registros de ameaça de frequência periódica, ou seja, aqueles registros de ameaça que podem se repetir após determinado tempo. Como exemplo, podemos considerar um registro de ameaça 'calha'. Uma calha precisa ser checada periodicamente. Se encontrada água parada, ovos, larvas, pupas, mosquitos, ações devem ser tomadas como: limpar com bucha, vedar, etc. Assim que fizer o registro das ações o usuário pode 'resolver' a ameaça. Como trata-se de um registro de ameaça periódica, passados 3 meses após a resolução da ameaça, o usuário deve checar o estágio da ameaça novamente. Quando o analisador do FuraAedes encontra um registro de ameaça que já possui mais que o tempo de checagem (3 meses) passado desde a última ação, ele gera automaticamente um novo registro de ameaça para que o usuário o resolva, tomando as ações novamente. Quando isso ocorre, uma mensagem de 'novo ciclo de ameaça' é gerada pelo aplicativo, alertando o usuário.
Alerta de ameaça: as mensagens de alerta de ameaça ocorrem quando um registro de ameaça possui alta probabilidade de mudar de estágio. Entretanto, a probabilidade não é máxima como nas mensagens de mudança de estágio de ameaça. Os alertas servem para incentivar o usuário a tomar ações e não esperar que o estágio das ameaças evolua. O único modo de não receber tais mensagens é tomando as ações e resolvendo todas as ameaças que foram registradas no aplicativo.
Para acessar as mensagens geradas pelo analisador do FuraAedes, basta pressionar o botão 'VISUALIZAR MENSAGENS' existente em cada cartão de tipo de mensagem de ameaça exibido nessa tela.
A tela de mensagens exibe o conteúdo das mensagens geradas pelo analisador do FuraAedes.
Ela pode ser acessada através da tela de mensagens de ameaças, ao se clicar em 'VISUALIZAR MENSAGENS' no cartão de algum tipo de mensagem de ameaça. Nessa imagem de exemplo, temos mensagens do tipo 'Alerta de ameaça'.
O conteúdo das mensagens varia de tipo para tipo de mensagen de ameaça. Entretanto há elementos que sempre estão presentes para todos os tipos de mensagens de ameaça. A primeira imagem é o ícone da mensagem de ameaça. No caso da mensagem de alerta de ameaça, seu ícone é uma caixa de mensagem com uma exclamação dentro. Logo abaixo, há uma imagem de fogo que indica se a mensagem é nova (hot - quente) ou não. As mensagens marcadas com esse ícone são aquelas geradas mais recentemente pelo analisador do FuraAedes. Ao lado de tais ícones, há o título da mensagem ("Mensagem de alerta") que varia de acordo com o tipo de mensage de ameaça. Ao lado, o número da mensagem seguido pelo total de mensagens disponíveis para serem lidas. Abaixo do título, temos a data de geração da mensagem.
No canto direito, sempre aparece o ícone da ameaça para a qual a mensagem foi gerada seguido de um ícone para apagar a mensagem.
Todos os elementos gráficos citados até aqui aparecem em todos os tipos de mensagem de ameaça. Logo abaixo, há o conteúdo da mensagem, que varia de acordo com o tipo de mensagem. Os elementos gráficos presentes na mensagem de alerta de ameaça indicam a transição de estágio que pode ocorrer, por exemplo, de água parada para ovos.
Sobre cada cartão de mensagem há um botão 'IR PARA REGISTRO AMEAÇA'. Tal botão permite que o usuário do FuraAedes navegue à tela de registros de ação para registrar ações e resolver a ameaça citada na mensagem. Uma vez que ações forem tomadas e a ameaça for resolvida, as mensagens referentes àquele registro de ameaça devem cessar.
A tela de visualização em mapa permite visualizar a localização dos registros de ameaça e dos registros de doença.
Para acessá-la basta ir ao cartão de estatísticas na tela principal e pressionar o ícone de globo. Caso registros de ameaça ou doença já tenham sido cadastrados e suas localizações informadas, a tela de visualização em mapa faz zoom automaticamente para o local dos registros cadastrados.
A tela possui um menu que permite escolher quais camadas visualizar. Pode-se visualizar somente os registros de doença, somente os registros de ameaça pendente, somente os registros de ameaça resolvidos, etc. O usuário também pode escolher o tipo de mapa entre híbrido, apenas satélite ou mapa.
Também é possível buscar por locais, digitando-os e escolhendo-os em uma lista para que o mapa navegue para determinada localização.
No mapa, os registros de doença aparecem em vermelho com as siglas: Dengue (D), Dengue 1 (D1), Dengue 2 (D2), Dengue 3 (D3), Dengue 4 (D4), Zika (Z), Chikungunya (C), Febre Amarela (FA). As ameaças possuem uma imagem cada. Seus indicadores são amarelos para ameaças pendentes (aquelas que ainda não foram resolvidas) e verdes para as ameaças que já foram resolvidas.
A partir de certo zoom, a tela de visualização em mapa passa a exibir mapas de calor.
Os mapas de calor evidenciam os locais onde o risco de transmição das doenças pelo mosquito Aedes Aegypti é maior. Eles variam de acordo com as informações coletadas durante a inclusão de registros de ameaça e registros de doença.
Registros de doença apresentam grande risco, indicando que há foco do mosquito por perto. Registros de ameaça que representam focos do mosquito possuem uma coloração mais avermelhada no mapa de calor. Registros de ameaça que representam criadouros, uma coloração avermelhada mais leve que a de foco. Registros que representam apenas ameaça de constituição de criadouro, uma coloração avermelhada um pouco mais leve que a de criadouro.
O raio de atuação do mosquito é conhecido, portanto, locais que constituem foco do mosquito possuem uma mapa de calor com raio maior. Os que representam criadouros e ameaça, um raio um pouco menor.
A coloração dos mapas de calor podem variar também de acordo com outras informações. Registros de ameaça pendente (que ainda não foram resolvidos) mas que já contam com registro de ações, tem coloração mais esverdeada.
Os registros de ameaça que foram resolvidos no FuraAedes possuem coloração verde. O raio é igual ao do registro de ameaça quando foi criado. Tende a diminuir com o passar do tempo. O raio pode mudar de acordo com o tempo de registro e também com o tempo da última ação tomada.
Esse é o FuraAedes. Aplicativo Android da FuradeiraSoftware para auxiliar os cidadãos a mapearem os casos de doenças e as ameaças ao seu redor incentivando-os à ação e minimização dos riscos.
O projeto nasceu após identificar extrema necessidade no controle do mosquito em áreas urbanas devido aos grandes números de casos de doença e de mortes.
Além de considerar o ciclo de vida do mosquito e a necessidade de intervenção para que ele não prolifere ao redor do usuário, o aplicativo também chama atenção especial para as ameaças periódicas lembrando o usuário que não basta agir apenas uma vez. Para muitas ameaças o monitoramento precisa ser constante. O aplicativo ajuda o usuário a não esquecer tais ameaças e agir para evitar o problema.
Estamos em pleno desenvolvimento. Caminhando para integração social no aplicativo. Ajude-nos a divulgá-lo especialmente àquelas pessoas que levam esse problema a sério e querem agir para diminuir os casos de doença.
Se você gostou do aplicativo e gostaria de dar sugestões ou fazer críticas, escreva para nosso email furadeirasoftware@gmail.com
Confira nossos outros aplicativos e sistemas.
Somos a FuradeiraSoftware.